Componentes do
Projeto
Professoras:
Daniela De Zorzi Barcellos;
Marcia Emilia Taborda de Souza Sá;
Marleni Pozzobom
Funcionário: Ariovaldo Schirmer
Público Alvo:
Alunos do 1º, 2º ano e do AEE
Ano: 2015
Objetivo Geral:
Envolver as crianças
de forma reflexiva na teoria e prática do plantar, para viver melhor.
Objetivos
Específicos:
#Conscientizar as crianças sobre a importância das plantas
em nossa vida;
#Desenvolver ações pedagógicas identificando as partes da
planta e sua importância na natureza;
#Criar momentos para desenvolver ações práticas, ensinando
como plantar, fazer experiências a partir da germinação da semente, o preparo
da terra, seu cultivo e cuidados que devemos ter para o seu bom
desenvolvimento;
#Refletir sobre a variedade de plantas existentes, a partir
do contato e manejo com diversas espécies;
#Proporcionar atividades interdisciplinares, envolvendo
todas as áreas do conhecimento, (priorizando a leitura e a escrita, neste
processo de alfabetização), oferecendo momentos onde todos os conteúdos possam
ser explorados dentro do projeto.
# Relacionar o que está sendo desenvolvido no projeto e sua
importância para o meio ambiente.
Justificativa
Este projeto partiu do convite do
Senhor Ariovaldo que em conjunto com as professoras demonstraram interesse de
aproveitar o belo trabalho que o funcionário vem desenvolvendo no fundo de
nossa escola e ao redor da pracinha de brinquedos.
A partir do preparo da terra
através do processo de compostagem, (restos orgânicos que saem da cozinha da
escola), plantio de sementes e mudas de diferentes espécies, como: árvores
nativas, flores, folhagens, chás, temperos, entre outros.
Nossa escola necessita de espaços
onde se promovam ações que auxiliem no cultivo e preservação do meio ambiente,
já que em nosso pátio necessitamos de árvores, pois não temos uma área verde
onde possamos interagir com as plantas.
A ideia de relacionar o meio
ambiente com o processo de aprendizagem é muito importante, pois envolve todo o
contexto educativo, professores, alunos e o funcionário, já que primeiramente
em sala de aula os alunos aprendem na teoria, e no pátio recebem instruções de
como proceder. A partir daí as crianças colocam suas mãos na terra para semear,
plantar e cuidar diariamente, observando seu desenvolvimento.
Os alunos estão sendo bem
receptivos, adoram os dias em que saem da sala de aula e vão para o pátio
semear ou plantar as mudas, sendo que muitos também levaram seu interesse para
casa, cultivando os feijões germinados no algodão para seu plantio na terra,
bem como na ajuda em hortas e jardins de
seus familiares.
Desenvolvimento
O projeto está sendo desenvolvido
semanalmente ou a cada quinze dias, sendo que em dias chuvosos não acontece a parte prática.
Os alunos acompanhados pelos seus professores são dirigidos até o local
para semear, fazer mudas ou plantar.
A semeadura é feita na bandeja de
semear, onde cada aluno individualmente, abre com o dedo o espaço na terra e
coloca a semente, após todos semearem, a bandeja é tapada com a terra, para mais tarde sair dali mais mudas.
Da mesma maneira as mudas são
feitas, porém são plantadas nos copinhos de plástico, dos quais mais tardes são
retiradas e replantadas nos pneus velhos, coloridos organizados e devidamente
preenchidos com terra adubada da composteira, onde recebem a muda.
A partir daí os alunos observam e
cuidam do processo de desenvolvimento das flores, folhagens, árvores, entre
outras que foram plantadas.